segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

as cores pantone

Um dos maiores problemas entre os profissionais gráficos e os clientes que fazem a preparação dos seus próprios trabalhos é a gerenciação das cores. Apesar das várias paletes de cores apresentadas pela Corel, vou apenas debruçar-me sobre a palete Pantone – noutra ocasião apresentarei as cores CMYK e RGB. As cores Pantone fazem parte de um catálogo reconhecido por muitas indústrias para gerenciação da cores.
No programa de desenho vectorial da Corel são disponibilizadas várias paletes Pantones, umas novas (eu trabalho com a versão 11 e já há 2 mais recentes) e outras paletes de versões anteriores do programa. São diferenciadas através de 1, 2 ou 3 letras a seguir ao numero de referência da cor. Na indústria gráfica trabalhamos essencialmente com as designações C (para impressões em papel couché brilho ou mate) e pela letra U (para papéis sem camada couché aos que nós designamos por IOR’s)
Não se assuste – o principal é o número da cor e as letras só servem para designar o suporte onde elas vão ser aplicadas.
No programa temos a palete C, U, CV, CVC e muitas outras – o importante é trabalhar com uma única palete ao longo de todo trabalho – se aplicar o Black C e o Black U isto vai gerar no ficheiro de impressão uma folha por cada uma das referências e nós não queremos isso….

Nenhum comentário:

Postar um comentário