segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

o Início! ou continuação

É minha intenção, como profissional de artes gráficas há 20 anos, colocar aqui um pouco da experiência adquirida com fornecedores, clientes e amigos.
Autodidata, não tendo qualquer curso de artes gráficas, todo o conteúdo deste blog, da minha página comercial em www.norponto.com, assim como os inúmeros trabalhos comerciais que fiz ao longo destes anos, foram realizados e produzidos por auto aprendizagem quer recorrendo a expedientes próprios, consulta a colegas e amigos e consulta na internet em inumeros foruns.
Ao longo dos anos um dos principais problemas é as relações entre o profissional de artes gráficas e os clientes que, com o seu computador querem produzir os seus próprios trabalhos para depois os entregarem na tipografia para imprimir. A infinidade de programas disponíveis é tanta que normalmente não coincidem entre o cliente e o profissional. Também certos programas não são compatíveis com as exigências da impressão comercial e pos isso inadequados para fazer um trabalho que na tela até fica bem mas quando impresso causa desilusão.
É neste ponto que vou incidir os meus posts nos próximos dias, no entanto fica aqui a primeira dica: pergunte, converse pergunte outra vez – troque ideias com o seu eventual fornecedor de impressão antes de começar a realizar o seu trabalho – nada é mais aborrecido que chegar ao final do trabalho e o seu fornecedor lhe disser que tem de refazer o trabalho todo em programas adequados

Nenhum comentário:

Postar um comentário